É um tema controverso quando se trata de viagens aéreas: quando seu avião chega ao portão, qual é o momento certo para se levantar e começar o processo de desembarque?
Na Turquia, passageiros que levantam de seus assentos antes do avião parar de taxiar ou que lotam o corredor antes de ser a vez de sua fileira desembarcar agora enfrentarão multas, de acordo com uma circular aprovada pela Diretoria Geral de Aviação Civil da Turquia.
O diretor geral Kemal Yüksek instruiu as tripulações de cabine de aviões que pousam na Turquia a emitirem avisos de que os passageiros que não “respeitarem a prioridade de desembarque dos passageiros à frente ou ao redor” serão denunciados à autoridade e “uma multa administrativa será imposta de acordo com os regulamentos legais aplicáveis.”
Isso inclui desafivelar cintos de segurança, levantar-se, abrir os compartimentos superiores ou lotar o corredor enquanto o avião ainda está taxiando até o portão, mas também levantar-se ou avançar para o corredor antes da vez da sua fileira, afirma a diretiva. Yüksek observou na circular que houve um aumento significativo nos relatos desse comportamento, o que coloca em risco “a segurança de passageiros e bagagens” e desconsidera “a satisfação e prioridade de saída” de outros passageiros.
O aviso não diz em quanto os passageiros serão multados, mas a emissora turca Halk TV informou que o valor da penalidade poderia ser 2.60 liras turcas, ou US$67 —o equivalente a R$380.
Passageiros impacientes podem, na verdade, atrasar o processo de desembarque. De acordo com os regulamentos da FAA (Administração Federal de Aviação, o equivalente americano da Agência Nacional de Aviação Civil), a tripulação de cabine deve alertar o piloto se um passageiro se levantar enquanto o avião ainda está se movendo em direção ao portão. “É uma questão de segurança”, disse Jennifer “Jaki” Johnson, comissária de bordo de uma grande companhia aérea e também CEO e fundadora da Jetsetter Chic, ao The Washington Post em 2019.
Especialistas em etiqueta dizem que os passageiros devem esperar que as fileiras à frente deles saiam antes de entrar no corredor, com exceção de permitir a passagem de passageiros que têm conexões apertadas. Eles observam, no entanto, que quando se trata de ficar de pé e alongar as pernas depois que o sinal de afivelar o cinto de segurança é desligado, não há problema em fazê-lo no seu assento, desde que você fique fora do corredor e permaneça atento aos passageiros ao seu redor.
Em 2019, A Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo) classificou os passageiros problemáticos como “um problema significativo”, com um incidente a cada 1.053 voos relatados em 2017. Os Estados Unidos tiveram um pico de incidentes em 2021, quando viajantes entraram em conflito com tripulações de voo sobre obrigatoriedade de máscaras e outras questões.
Os números caíram nos anos seguintes, mas a FAA registrou quase 900 relatos de comportamento indisciplinado nos primeiros nove meses de 2024 —mais do que foi relatado em todo o ano de 2018.
Beril Eski contribuiu para esta reportagem











/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/7/eNIEe4TLCHP51TGjxtQA/vlcsnap-2025-12-04-11h40m32s834.jpg?w=120&resize=120,86&ssl=1)
/https://s01.video.glbimg.com/x720/14140816.jpg?w=120&resize=120,86&ssl=1)



/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/7/Q/sF8ZQjQGaW3RAVnzkl5w/whatsapp-image-2025-12-12-at-16.37.07.jpeg?w=120&resize=120,86&ssl=1)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/l/n/A9IQyiRfmPNT95XOZrgA/inseguranca-uber.jpg?w=120&resize=120,86&ssl=1)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/d/f/jmAIDzR0eLALPvZ8i53Q/imagem-cortada-62-.jpg?w=120&resize=120,86&ssl=1)

