sábado, dezembro 13, 2025
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
No Result
View All Result
Home Tecnologia

ChatGPT: OpenAI quer infiltrar IA na universidade – 08/06/2025 – Tec

Redação by Redação
junho 8, 2025
in Tecnologia
0
0
ChatGPT: OpenAI quer infiltrar IA na universidade – 08/06/2025 – Tec
https://www.facebook.com/profile.php?id=61571047525821 Share on Twitter


A OpenAI, criadora do ChatGPT, tem um plano para reformular a educação universitária: incorporar suas ferramentas de inteligência artificial em todos os aspectos da vida no campus.

Se a estratégia da empresa for bem-sucedida, as universidades dariam aos estudantes assistentes de IA para ajudar a guiá-los e orientá-los desde o dia da recepção até a formatura. Professores forneceriam bots de estudo personalizados para cada aula. Serviços de carreira ofereceriam chatbots recrutadores para os estudantes praticarem entrevistas de emprego. E os graduandos poderiam ativar o modo de voz de um chatbot para serem questionados oralmente antes de uma prova.

A OpenAI chama sua proposta comercial de “universidades nativas em IA”.

“Nossa visão é que, com o tempo, a IA se tornaria parte da infraestrutura central do ensino superior”, disse Leah Belsky, vice-presidente de educação da OpenAI, em uma entrevista. Da mesma forma que as faculdades dão aos estudantes contas de e-mail escolares, ela disse, em breve “cada estudante que chega ao campus teria acesso à sua conta de IA personalizada”.

Para disseminar chatbots nos campi, a OpenAI está vendendo serviços premium de IA para universidades para uso de professores e estudantes. Também está realizando campanhas de marketing destinadas a fazer com que estudantes que nunca usaram chatbots experimentem o ChatGPT.

Algumas universidades, incluindo a Universidade de Maryland e a Universidade Estadual da Califórnia, já estão trabalhando para tornar as ferramentas de IA parte das experiências cotidianas dos estudantes. No início de junho, a Universidade Duke começou a oferecer acesso ilimitado ao ChatGPT para estudantes, professores e funcionários. A escola também introduziu uma plataforma universitária, chamada DukeGPT, com ferramentas de IA desenvolvidas pela Duke.

Folha Mercado

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

A campanha da OpenAI faz parte de uma crescente disputa entre gigantes da tecnologia para conquistar universidades e estudantes com seus chatbots. A empresa está seguindo os passos de rivais como Google e Microsoft, que há anos tentam colocar seus computadores e software nas escolas e conquistar estudantes como futuros clientes.

A competição é tão acirrada que Sam Altman, CEO da OpenAI, e Elon Musk, fundador da rival xAI, publicaram anúncios concorrentes nas redes sociais nesta primavera oferecendo serviços premium de IA gratuitos para estudantes universitários durante o período de exames. Então o Google aumentou a aposta, anunciando acesso gratuito para estudantes ao seu serviço premium de chatbot “até as provas finais de 2026”.

A OpenAI desencadeou a recente tendência de educação com IA. No final de 2022, o lançamento do ChatGPT pela empresa, que pode produzir redações e trabalhos acadêmicos com aparência humana, ajudou a desencadear uma onda de trapaças alimentadas por chatbots. Ferramentas de IA generativa como o ChatGPT, que são treinadas em grandes bancos de dados de textos, também inventam coisas, o que pode enganar os estudantes.

Menos de três anos depois, milhões de estudantes universitários usam regularmente chatbots de IA como auxiliares de pesquisa, redação, programação de computadores e procura de ideias. Agora, a OpenAI está capitalizando a popularidade do ChatGPT para promover os serviços de IA da empresa para universidades como a nova infraestrutura para educação universitária.

O serviço da OpenAI para universidades, ChatGPT Edu, oferece mais recursos, incluindo certas proteções de privacidade, do que o chatbot gratuito da empresa. O ChatGPT Edu também permite que professores e funcionários criem chatbots personalizados para uso universitário. A OpenAI oferece aos consumidores versões premium de seu chatbot por uma taxa mensal.

O esforço da OpenAI para “IA-ficar” a educação universitária equivale a um experimento nacional com milhões de estudantes. O uso desses chatbots nas escolas é tão novo que seus potenciais benefícios educacionais de longo prazo, e possíveis efeitos colaterais, ainda não estão estabelecidos.

Alguns estudos iniciais descobriram que terceirizar tarefas como pesquisa e redação para chatbots pode diminuir habilidades como pensamento crítico. E alguns críticos argumentam que as faculdades que apostam tudo em chatbots estão ignorando questões como riscos sociais, exploração do trabalho pela IA e custos ambientais.

O esforço de marketing da OpenAI nos campi ocorre em um momento em que o desemprego aumentou entre os recém-formados —particularmente em campos como engenharia de software, onde a IA agora está automatizando algumas tarefas anteriormente realizadas por humanos. Na esperança de aumentar as perspectivas de carreira dos estudantes, algumas universidades estão correndo para fornecer ferramentas e treinamento de IA.

A Universidade Estadual da Califórnia anunciou este ano que estava disponibilizando o ChatGPT para mais de 460 mil estudantes em seus 23 campi para ajudar a prepará-los para “a futura economia impulsionada pela IA da Califórnia”. A Cal State disse que o esforço ajudaria a tornar a escola “o primeiro e maior sistema universitário capacitado por IA do país”.

Algumas universidades dizem que estão adotando as novas ferramentas de IA em parte porque querem que suas escolas ajudem a orientar e desenvolver proteções para as tecnologias.

“Você está preocupado com questões ecológicas. Você está preocupado com desinformação e viés”, disse Edmund Clark, diretor de informação da Universidade Estadual da Califórnia, em uma recente conferência de educação em San Diego. “Bem, junte-se a nós. Ajude-nos a moldar o futuro.”

Na primavera passada, a OpenAI introduziu o ChatGPT Edu, seu primeiro produto para universidades, que oferece acesso à IA mais recente da empresa. Clientes pagantes como universidades também obtêm mais privacidade: a OpenAI diz que não usa as informações que estudantes, professores e administradores inserem no ChatGPT Edu para treinar sua IA.

O New York Times processou a OpenAI e sua parceira, Microsoft, por violação de direitos autorais. Ambas as empresas negaram irregularidades.

Na primavera passada, a OpenAI contratou Belsky para supervisionar seus esforços educacionais. Veterana de startups de tecnologia educacional, ela trabalhou anteriormente na Coursera, que oferece cursos universitários e de treinamento profissional.

Ela está seguindo uma estratégia dupla: comercializar os serviços premium da OpenAI para universidades mediante pagamento, enquanto anuncia o ChatGPT gratuito diretamente aos estudantes. A OpenAI também convocou recentemente um painel de estudantes universitários para ajudar a fazer com que seus colegas comecem a usar a tecnologia.

Entre esses estudantes estão usuários avançados como Delphine Tai-Beauchamp, estudante de ciência da computação na Universidade da Califórnia, Irvine. Ela usou o chatbot para explicar conceitos complexos do curso, bem como ajudar a explicar erros de codificação e fazer gráficos diagramando as conexões entre ideias.

“Eu não recomendaria que os estudantes usassem IA para evitar as partes difíceis do aprendizado”, disse Tai-Beauchamp. Ela recomendou que os estudantes experimentem a IA como um auxílio de estudo. “Peça para explicar algo de cinco maneiras diferentes.”

Alguns professores já construíram chatbots personalizados para seus alunos, carregando materiais do curso como suas anotações de aula, slides, vídeos e questionários no ChatGPT.

Jared DeForest, chefe de biologia ambiental e vegetal na Universidade de Ohio, criou seu próprio robô tutor, chamado SoilSage, que pode responder às perguntas dos alunos com base em seus artigos de pesquisa publicados e conhecimento científico. Limitar o chatbot a fontes de informação confiáveis melhorou sua precisão, disse ele.

“O chatbot curado me permite controlar as informações ali contidas para obter o produto que desejo no nível universitário”, disse DeForest.

Mas mesmo quando treinada em materiais específicos do curso, a IA pode cometer erros. Em um novo estudo —A IA pode realizar horários de atendimento?— professores de direito carregaram um livro de casos de direito de patentes em modelos de IA da OpenAI, Google e Anthropic. Em seguida, fizeram dezenas de perguntas sobre direito de patentes baseadas no livro e descobriram que os três chatbots de IA cometeram erros legais “significativos” que poderiam ser “prejudiciais para o aprendizado”.

“Esta é uma boa maneira de desviar os alunos”, disse Jonathan S. Masur, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Chicago e coautor do estudo. “Então, acho que todos precisam respirar fundo e desacelerar um pouco.”


Previous Post

Ratinho pai esboça discurso antipolarização para 2026 – 08/06/2025 – Poder

Next Post

Bolsonaro se emociona e diz que não irá ‘lacrar’ no STF – 06/06/2025 – Poder

Redação

Redação

Related Posts

OpenAI ainda pode reagir após o Google encurtar a distância na corrida da IA?
Tecnologia

OpenAI ainda pode reagir após o Google encurtar a distância na corrida da IA?

dezembro 12, 2025
Reddit recorre contra lei na Austrália que proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais
Tecnologia

Reddit recorre contra lei na Austrália que proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

dezembro 12, 2025
Lei que proíbe jovens de usar redes sociais funcionaria no Brasil?
Tecnologia

Lei que proíbe jovens de usar redes sociais funcionaria no Brasil?

dezembro 12, 2025
Como a Meta se afastou de códigos de IA abertos e focou modelos que dão lucro
Tecnologia

Como a Meta se afastou de códigos de IA abertos e focou modelos que dão lucro

dezembro 12, 2025
Ex-executivo de tecnologia mata mãe nos EUA; família diz que ChatGPT a transformou em alvo
Tecnologia

Ex-executivo de tecnologia mata mãe nos EUA; família diz que ChatGPT a transformou em alvo

dezembro 12, 2025
Aplicativo Celular Seguro passa a permitir bloqueio de aparelho mesmo sem cadastro prévio
Tecnologia

Aplicativo Celular Seguro passa a permitir bloqueio de aparelho mesmo sem cadastro prévio

dezembro 12, 2025
Trump assina decreto para limitar leis estaduais de IA
Tecnologia

Trump assina decreto para limitar leis estaduais de IA

dezembro 12, 2025
‘Arquitetos da IA’ são eleitos Pessoa do Ano pela revista Time
Tecnologia

‘Arquitetos da IA’ são eleitos Pessoa do Ano pela revista Time

dezembro 11, 2025
Disney investirá US$ 1 bilhão na OpenAI e trará personagens para Sora
Tecnologia

Disney investirá US$ 1 bilhão na OpenAI e trará personagens para Sora

dezembro 11, 2025
Por que o boom da IA não se parece com o das pontocom
Tecnologia

Por que o boom da IA não se parece com o das pontocom

dezembro 11, 2025
carregar mais
Next Post
Bolsonaro se emociona e diz que não irá ‘lacrar’ no STF – 06/06/2025 – Poder

Bolsonaro se emociona e diz que não irá 'lacrar' no STF - 06/06/2025 - Poder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Operação da PF prende assessor financeiro suspeito de desviar R$ 11 mi | G1

Operação da PF prende assessor financeiro suspeito de desviar R$ 11 mi | G1

dezembro 4, 2025
VÍDEO: mulher sofre amputação das pernas após ser atropelada e arrastada pelo ex na Marginal Tietê, em SP | G1

VÍDEO: mulher sofre amputação das pernas após ser atropelada e arrastada pelo ex na Marginal Tietê, em SP | G1

novembro 30, 2025
Presentes de Natal: 28 lançamentos de beleza especiais de fim de ano

Presentes de Natal: 28 lançamentos de beleza especiais de fim de ano

dezembro 12, 2025
Governo de SP faz catálogo de espécies animais ameaçadas – 27/11/2025 – Painel

Governo de SP faz catálogo de espécies animais ameaçadas – 27/11/2025 – Painel

novembro 29, 2025
Por que deveríamos (re)ler Jane Austen em 2025 – 12/12/2025 – Deborah Bizarria

Por que deveríamos (re)ler Jane Austen em 2025 – 12/12/2025 – Deborah Bizarria

dezembro 13, 2025
Duas pessoas morrem após batida entre carros na MG-453, em Paraguaçu, MG | G1

Duas pessoas morrem após batida entre carros na MG-453, em Paraguaçu, MG | G1

dezembro 13, 2025
Influenciadora relata pânico em avião que desviou para Campinas | G1

Influenciadora relata pânico em avião que desviou para Campinas | G1

dezembro 13, 2025
Polícia investiga morte de mulher e filhas após casa ser incendiada | G1

Polícia investiga morte de mulher e filhas após casa ser incendiada | G1

dezembro 13, 2025

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

JASMIRA IMÓVEIS (038) 9.8831-0162

JASMIRA IMÓVEIS
JASMIRA IMÓVEIS: COMPRA, VENDA E ADMINISTRA
portalnardelazuoz.com.br

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

No Result
View All Result
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In