Representantes leigos da ala conservadora da Igreja Católica no Brasil decidiram dar um voto de confiança ao novo papa Leão 14, mesmo sem ele ser sua opção preferida.
Em live, o Centro Dom Bosco, entidade que condena a modernização dos ritos da igreja, disse esperar que o americano Robert Prevost “seja um bom papa, que restaure a missa tradicional”.
Um dos participantes do debate elogiou Prevost por não ser tão progressista como Francisco, o que seria “um bom sinal”.
Já o influenciador católico Bernardo Kuster, também da ala conservadora, pediu que Leão seja recebido “com o coração aberto, amor filial e oração constante”. “Que sua voz seja escutada como a do Bom Pastor, e que seu exemplo de fé, humildade e serviço renove em cada um de nós o desejo de santidade”, afirmou.
Em outra direção, a indicação foi criticada pelo deputado estadual bolsonarista Lucas Bove (PL-SP).
“Respeitaremos o Sumo Pontífice, mas essa escolha é um retrato da agonia na qual vive o Ocidente. Escolheram um diplomata em vez de um apóstolo, um homem de corredores em vez de um mártir da fé”, disse ele, que afirma temer que Leão 14 transforme a igreja “numa verdadeira ONG”.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.