A Rio Fashion Week retorna ao calendário da moda brasileira de 15 a 18 de abril, ocupando o Pier Mauá e reafirmando sua vocação como plataforma de visibilidade para a criatividade carioca. Após mais de dez anos fora de cena, o evento volta com uma proposta ampliada: gerar impacto e reposicionar a cidade como referência contemporânea de lifestyle, criação e desejo.
Ao longo de quatro dias, a programação reúne cerca de 30 marcas em desfiles no coração do Porto Maravilha e em locais icônicos da cidade, conectando moda, cultura e território. O line-up será construído a partir de uma combinação entre nomes consagrados e novas apostas. “A gente já vem conversando com as marcas e, a partir de agora, começa um trabalho mais estruturado de montagem”, afirma o diretor criativo Paulo Borges.
Ele explica que o processo passa pela criação de um comitê de estratégia e planejamento, responsável por definir critérios que vão além do desfile em si, com foco em inovação. “Uma novidade importante é a integração do calendário oficial da moda brasileira. Existe uma estratégia que envolve a moda brasileira dentro do Rio Fashion Week e da São Paulo Fashion Week, com uma consolidação desse calendário”, diz Paulo. No novo formato, o Rio será palco da semana de moda no primeiro semestre, enquanto a capital paulistana recebe o evento no segundo. As marcas das duas cidades se mesclam a outras grifes nacionais, em ambas as edições.


Desfile da Herchcovitch;Alexandre na última SPFW.
Foto: Agência Fotosite / Marcelo Soubhia
Leia mais: Paulo Borges fala sobre os 30 anos da SPFW
Com o slogan “Rio vestindo o mundo”, a semana de moda carioca parte da premissa de que o Rio é inspiração permanente para a moda brasileira – um lugar onde comportamento, paisagem e corpo criam linguagem própria. A retomada conta com apoio institucional e patrocínio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Turismo, liderada por Daniela Maia. “A marca Rio é muito potente, sedutora e conhecida internacionalmente. É uma responsabilidade trazer o evento de volta para a cidade”, diz a secretária, que cultiva há anos o desejo de retomar a semana de moda carioca.
A realização é do IMM, grupo responsável por grandes eventos como o Cirque du Soleil, a Fórmula 1 e o Rio Open, sob liderança de Alan Adler. “A moda é um setor estratégico: movimenta 3,5% do PIB nacional. Quando o Rio se move, o mundo repara”, resume o empresário. Com talks, conteúdos expositivos e experiências – como coffee parties com agenda de wellness e música –, a programação propõe novas formas de encontro entre moda e público. A edição também marca o lançamento de um produto audiovisual associado à moda. “Nosso desejo é lançar O Diabo Veste Prada 2 no evento”, diz Alan.
Comprometida com práticas responsáveis, a Rio Fashion Week será um evento 100% carbono neutro e assume um impacto social concreto: programas de formação profissional em áreas-chave (costura, modelagem, maquiagem, cabelo e produção), capacitação de jovens para ingresso na cadeia da moda, além de workshops e mentorias com profissionais do mercado. O compromisso é deixar um legado social e profissional para a cidade.
Para além de um evento, a Rio Fashion Week se consolida como um movimento e hub criativo, valorizando a autenticidade, a diversidade e a criatividade que fazem do Rio um marco no calendário da moda brasileira. Segundo os organizadores, a cidade passará a concentrar anualmente o lançamento das novas tendências da moda nacional, reafirmando seu lugar no mapa global do estilo.
Leia mais: 12 tendências da SPFW N60 para ficar de olho
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes












/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/B/7/eNIEe4TLCHP51TGjxtQA/vlcsnap-2025-12-04-11h40m32s834.jpg?w=120&resize=120,86&ssl=1)
/https://s01.video.glbimg.com/x720/14140816.jpg?w=120&resize=120,86&ssl=1)


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/C/g/rvE1BBRvuBA2m87w2YdA/camara-votorantim.jpg?w=120&resize=120,86&ssl=1)


